Cinema #1: Um ponto de viragem

Se estão a pensar dar um pulo às salas de cinema e não sabem ainda que filme eleger, deixo-vos uma sugestão: "Um Ponto de Viragem" ("You're not you", é o título original).
É um drama e tem tudo a que essa categoria tem direito: sorrisos, risos, emoção e lágrimas. Tem uma mensagem muito bonita e deixa-nos a refletir.


A personagem principal (Kate) é interpretada por Hilary Swank e sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa. Um papel que Hilary desempenha de forma irrepreensível (poderá mesmo valer-lhe um terceiro Óscar!). 

A doença leva a que o caminho de Kate se cruze com o de Bec (interpretada por Emmy Rossum), uma estudante universitária rebelde e inconsequente que é "contratada" para cuidar e olhar por Kate. Um amizade improvável, mas que muda a vida de ambas. Toda a notoriedade do filme, aliás, está entregue a estas duas personagens e ao contraste entre as suas vidas.



Além de nos sensibilizar e aproximar um pouco mais da realidade das pessoas que todos os dias convivem de perto com esta doença , este filme está carregado de significado e repleto de uma panóplia de mensagens. Fala de paciência, tolerância, perseverança, do espírito de luta e sacrifício, da importância de saber ouvir, de dar o benefício da dúvida, de ver para lá do óbvio; fala de diferença, de saber aceitar a diferença, fala de preconceitos, de altruísmo, compaixão, entreajuda, amor e amor pelo próximo, incentiva-nos a fazer o bem pela simples recompensa da satisfação interior (prova-nos que ao dar, também recebemos), ... Fala-nos das coisas simples da vida... do valor e da importância que elas têm e que, muitas vezes, não vemos... ou, se vemos, já acaba por ser tarde demais.
Muitas vezes é preciso virem pessoas de fora, sem imagens pré-concebidas, para verem quem realmente somos, o que verdadeiramente valemos e o que genuinamente temos para dar.

É um filme repleto de clichés, é verdade, que apela à lágrima (a mim sensibilizou-me bastante), mas que, como disse, nos deixa a refletir.

"Find someone who sees you."
(Kate in "You're not you")

CONVERSATION

2 comentários:

  1. Já estive para ver, mas fiquei sempre na dúvida, sendo assim vou confiar no teu bom gosto ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar