Spots a la carte: Restaurante Praceta

Há algum tempo que não vos trazia a rubrica Spots a la carte. Não é por falta de “candidatos”, nada disso. Pelo contrário, há tantos espaços fabulosos com comidas fantásticas que fico aborrecida por não ter mais tempo para preparar os posts
Mas vamos então ao spot desta semana.
E hoje viajamos até ao distrito de Aveiro, mais concretamente até Santa Maria da Feira. É lá, bem no coração da cidade, que encontramos o Restaurante Praceta. 
O "Praceta" é aquele restaurante a que associamos o conceito de “identidade”. O restaurante tem um conjunto de pratos que são a sua marca. Depois de provarem, as pessoas regressam para reviver essa experiência de degustação. No fundo, o Praceta conseguiu conceber uma carta de refeições que nos permite criar uma “memória gustativa”, que nos faz ficar ”fiéis” àquele restaurante por muito tempo. É como se aquele primeiro encontro com o “prato” fosse único, exclusivo, diferente,… deixando essa sensação gravada no nosso palato e mente. Sempre que quisermos repetir esse “paladar” sabemos onde nos dirigir. E à medida que vamos criando laços com o espaço, surge um conceito de familiaridade. O Praceta entra na nossa vida com o intuito de ficar e acreditem que tem um excelente desempenho nessa tarefa. 


O espaço é uma mistura entre o rústico acolhedor com o requinte, e o moderno com o clássico – o que resulta muito bem. A apresentação é cuidada e detalhada. O serviço cumpre vários parâmetros de etiqueta e prima pela afabilidade dos funcionários e, claro, do anfitrião. 




Num primeiro olhar o que salta à vista são as cadeiras (onde refastelamos para desfrutar da refeição), o piso em madeira, as mesas, a cozinha aberta, a iluminação, o papel de parede e, claro, o seu forno a lenha, que possibilita a confeção dos saborosos pratos italianos. 







Não é por acaso que este restaurante é procurado por pessoas entre os 30 e os 45 anos. Pessoas maduras (com algum poder de compra) e, portanto, mais exigentes. Para quem gosta de uma atmosfera a roçar o refinamento, vai adorar o espaço e o ambiente. A parte agradável é que apesar desse seu carisma mais requintado, o Praceta permite-nos conciliar com o à vontade e o conforto. Não é um ambiente rígido, mas sim informal e de descontração. 

(Tenho de expor estes aspectos, porque como já se puderam inteirar, a atmosfera, o ambiente e o espaço físico são, para mim, fundamentais, para degustar em pleno a refeição. Tudo conta!) 

O Praceta tem uma cozinha "internacional", mas oferece também pratos nacionais. 

Como já aqui disse, considero desagradável a combinação do fumo do tabaco com o período de uma refeição. Para mim, é incompatível. E tendo em conta isto, o facto de o Praceta ser um Restaurante para Não Fumadores é um ponto para lá de positivo. No verão, a zona da esplanada, cumpre essa função e destina-se, então, aos fumadores. 





Ao fim-de-semana, sobretudo ao sábado, o Praceta costuma ter bastante afluência, o que obriga a que, por vezes necessitemos de aguardar que uma mesa fique livre. Contudo, a fim de nos presentear com a arte de bem receber, enquanto aguardamos, somos contemplados com um copo de vinho para irmos apreciando até nos sentarmos. 

O espaço faz-se rodear de toda a envolvente histórica da cidade. Fica situado num ponto estratégico, por se aproximar de uma das zonas mais movimentadas da cidade e onde a noite ganha vida. Depois de desfrutarmos de uma maravilhosa refeição podemos dar um pulinho até um dos bares que ficam ali a dois passos. Não é de todo o restaurante mais acessível, para quem procura algo em conta (o preço por pessoa fica entre os 15€ e os 20€), mas dentro do seu registo não foge muito ao comum. É sempre indicado para quem deseja passar um serão diferente e especial. 

Deixo-vos estas duas fotos, de um dos últimos pratos que provei lá.



Quem já conhecia este “Spot”? E o que acham? Concordam? E quem não conhece, ficou com vontade de visitar? 

CONVERSATION

4 comentários:

  1. Ana, não conheço o restaurante mas já o inclui nos meus favoritos. Fiquei com vontade de o visitar. Obrigado!

    ResponderEliminar
  2. O meu restaurante favorito! Comida maravilhosa, gente simpática, marca inevitavelmente pela qualidade. Parabéns =) excelente Rubrica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela opinião, Rita :) Sou da mesma opinião! Vou tentar manter a lista de "spots" atualizada :)

      Eliminar