It's time to workout!

Tempo cinzento. Vento Forte. Chuva, ora miúda ora a potes. A meteorologia apela claramente a que fiquemos a vegetar no sofá em frente ao televisor ou portátil. Se há quem tenha de contrariar essa vontade, porque tem de ir trabalhar, há quem não tenha essa responsabilidade (infelizmente) e pense que não tem outra alternativa se não ceder à preguiça e à depressão. É um facto que o tempo exterior não convida, de todo, ao exercício físico, mas a solução não é (e contra mim falo) hibernar numa latência, presos às nossas lamentações. A palavra de ordem deve ser: contrariar. Devemos inspirar fundo, reunir forças e, com muito espírito de sacrifício e motivação, dar alguma atividade ao corpo e à mente. Custa, mas os resultados e a sensação que nos proporcionam vão fazer com que queiramos repetir dia após dia.

Eu, por exemplo, já não me lembro de dar atividade física ao meu corpo há uns bons tempos. Caminho bastante a pé, é certo. Mas a verdade é que muitas dessas vezes é sobre tensão e stress ou, pior, de saltos altos!

Não é novidade nenhuma que as pessoas têm maior tendência para prestar atenção ao corpo quando este, inevitavelmente, estará mais exposto, ou seja, no verão, mas o ideal seria mesmo exercitar o corpo ao longo de todo ano. Mais do que uma questão fútil e estética, como muitos gostam de apontar - e isto vai soar a cliché, mas é verdade - estamos a falar de uma questão de saúde. E é preciso interiorizar isto para mudar tudo o resto.

Sou apologista de que se crie uma rotina de exercício físico diário, por muito simples, curto ou prático que seja (mas, o facto de ser apologista não significa que eu própria o ponha em prática, infelizmente).
Exatamente por não ser a pessoa mais disciplinada do mundo neste aspeto, sinto-me no direito de vir dar o meu exemplo. Com um bocadinho de força de vontade podemos provar a nós mesmos que os hábitos se educam e que podem ser mudados. Sem desculpas! Sei que, neste momento, sou uma pessoa com bastante tempo livre e alguma disponibilidade, mas exatamente por isso devo ser a primeira, e outros como eu, a ter de encontrar formas para ocupar o tempo e sobretudo a mente. Para quem não tem tempo nem para respirar, acredito que com uma boa gestão do relógio, consigam encaixar 30 minutos que seja de exercício físico na vossa rotina diária. 

"Na maior parte das vezes, somos nós próprios que inventamos desculpas para justificar os quilos a mais e achamos que a barriguinha que temos, os pneus a mais, o excesso de celulite são uma inevitabilidade e que não há nada que possamos fazer para mudar isso, ora porque não temos horários, ora porque temos filhos para cuidar, ora porque os ginásios são caros, ora porque não podemos pagar tratamentos, ora porque é uma questão genética, ora porque engordamos com o ar, ora porque as dietas não resultam." (by 'O Arrumadinho')

Sim, tudo isto é verdade. A obesidade é um flagelo atual? Sim, é. Nem toda a gente é gorda por culpa própria? É verdade. Existe o fator genética? Sem, dúvida! Cada caso é um caso, isso é um ponto assente. Mas não falamos de ser gordo ou magro. O "desporto" é um bem maior que deve ser comum a todos (independentemente do peso, ou dos objetivos individuais de cada um). Não há tempo, não há condições de vida, não há dinheiro, é certo! Mas essas são desculpas que damos a nós próprios para justificar a nossa falta de motivação e garra. Cabe-nos a nós ter força de vontade para mudar as coisas e lutar por isso. 30 minutos de exercícios básicos ou meros alongamentos fazem toda a diferença e podemos tentar incluí-los na nossa rotina! Isso aliado a uma dieta saudável - e dieta nem sempre significa deixar de comer - e podemos não só melhorar o estado da nossa saúde, como dar um elixir extra de boa disposição à nossa alma!

Eu comecei hoje! Quem se junta a mim?






CONVERSATION

0 comentários:

Enviar um comentário