Parar é bom...


Por vezes, no turbilhão de cada instante, acabamos por perder ou deixar passar o mais importante. E a beleza está muitas vezes nas coisas que perdemos nesse vaivém... as coisas simples - que achamos que vão estar sempre lá, mas que talvez não estejam. E caio em mim quando dou por mim a parar... a respirar sem horários.

Quando me sinto com tempo fico tão deslumbrada que nem sei por onde começar a aproveitá-lo. Isso acontece, porque, de há uns anos para cá, "ter tempo" tem deixado de fazer parte da minha agenda. Mas raro mesmo é conseguir que essa proeza aconteça logo pela manhã. Por norma, todo o meu despertar, até que me volto a deitar, é de olhos postos no relógio... Um corre-corre desenfreado para estar pronta a tempo de apanhar o primeiro comboio da manhã - que nos últimos tempos apanho sempre muito em cima do joelho.
Esta semana - não sei como - mas consegui a proeza de chegar uns dez minutos antes da hora.
E bem ditos sejam! Foram precisos estes instantes para dar conta de que as árvores junto à estação já brotavam as primeiras flores dando sinais de que a primavera se avizinha.
Todos os dias passo por lá e todos os dias me escapou esse pormenor - se não escapou, estava não centrada na minha rotina que não lhe dei a devida atenção.


Nestes momentos desce sobre mim uma espécie de voz da consciência que me diz que tenho mesmo de abrandar o ritmo se não quiser correr o risco de perder o que de bom há para lá da azáfama. A verdade é que tenho plena noção do que perco, mas acionar o travão não é tão simples assim... Há estilos de vida que não são inteiramente uma escolha, mas antes uma imposição que se ergue e que agarramos até alternativa melhor.
Parar para contemplar nunca é uma perda de tempo (a menos que não se tenha sequer tempo para poder perder).


“The breath of the mind is attention” 
(Joseph Joubert)

CONVERSATION

5 comentários:

  1. É engraçado teres feito este post, porque eu já dei por mim a pensar quando vejo fotos tuas a trabalhar, do género :"Que sorte que a Ana tem! O trabalho dela permite-lhe estar em contacto com a natureza, conhecer sítios novos, falar com imensa gente, enquanto que eu estou limitada a 4 paredes durante mais de 8h por dia", e sim quando chega a sábado fico deslumbrada com um simples raio de sol que me aqueça :) Mas percebo quando dizes que é uma correria e que nem te dás conta do que te rodeia, também sei o que isso é. Mas tanto tu como eu sabemos bem o que é estar sem trabalho, e acho que agora sim damos o verdadeiro valor às pequenas coisas, e sabe tão bem :) **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sem dúvida um dos aspetos mais positivos da minha profissão e que, sem dúvida, mais me cativa! :)
      E sim, agora que damos por nós absorvidas em responsabilidades, damos bem mais valor às coisas simples!
      (Já tinha saudades de te ver por aqui! Obrigada!)

      Eliminar
  2. Por ter o prazer de ver magnólias em flor até justificaria chegar uns minutos atrasada todos os dias ;-) beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Mas não sei se o "boss" ia achar muita piada :) (Que bom vê-la de volta a comentar por aqui!)

      Eliminar
    2. É uma vergonha... ando atrasadíssima na leitura dos meus cantinhos favoritos... É como dizes: anda-se sempre a acelerar e há sempre muita coisa a ficar para trás.
      De modo a não chegar atrasada, há sempre a possibilidade de se adiantar 10 minutos e observar as magnólias em flor ;) magnólias e figueiras são as minhas árvores preferidas na Primavera ;)
      Obrigada pela visita ao meu cantinho :) beijinho e um bom dia ☼

      Eliminar