"O segredo da força está na vontade"

Good actions give strength to ourselves and inspire good actions in others. -Plato

Banhos Públicos. Fotografias da Infância. E por aí fora... Desafio atrás de desafio.
Todo este "boom" de "correntes" que cresceu dentro e fora das redes sociais, serve, na sua maioria, para nosso entretenimento e gozo pessoal. É giro - uma perda de tempo para muitos-, mas foi uma forma que encontramos de dinamizar o tempo e de gerar comportamentos em massa que nos fazem sentir em contacto e integrados. É também uma forma de nos auto-promovermos e de sermos o centro das atenções. 
Com certeza que quem "lançou", por exemplo, o movimento do "Ice Bucket Challenge" teve a melhor das intenções, ao através de um comportamento viral alertar para uma doença real (Esclerose Lateral Amiotrófica) e assim ajudar financeiramente a causa. Um movimento benemérito que, apesar de assentar num comportamento pouco ortodoxo, resulta! Além de que, assenta numa causa nobre! O mesmo não acontece com os banhos públicos em que a consequência para quem não cumpre é nada mais nada menos, que um jantar pago por quem não aceita realizar o desafio!).
E é espantoso ver o ponto a que chegamos! O que me leva a perceber que podíamos usar a nossa criatividade e vontade para fazer a diferença sem pretextos e sem, claro, que exista uma contrapartida ou consequência! Ajudar uma instituição, dar sangue, doar medula óssea, ser voluntário, ajudar alguém a atravessar a rua, dar um abraço ou ser um ombro amigo. Os exemplos são muitos... e quantos de nós o faz se não receber nada em troca? Outrora, pessoas com comportamentos altruístas eram gozadas. Pessoas que agora o fazem, mas que necessitam de o publicitar, são tidas como heróis. Acho que devemos comunicar os nossos bons gestos sim, mas para servirem de exemplo para outros, para que repliquem as nossas ações e se sintam motivados a agir! Mas o ideal seria ter a espontaneidade de ajudar sem sentir a necessidade de nos vangloriarmos. 
Acho que devíamos canalizar este impacto das "correntes" para percebermos que somos capazes de mover o mundo, basta querermos... só temos é de o fazer pelos motivos certos e deixar que eles falem por nós!

  post signature

CONVERSATION

1 comentários: