O lado "b" da Faixa de Gaza

(Imagem daqui)

Depois das notícias dos últimos dias e das imagens transmitidas hoje, não consigo não falar disto.
Costuma-se dizer que tudo na vida tem um lado "b" (o dito lado "bom"). Na Faixa de Gaza esse "b" existe, mas remete para algo que é tudo menos bom. Refiro-me, por exemplo, o lado "b" de "blood" (que significa "sangue" em inglês) ou mesmo "bombardeamento", "batalhas", "balas" em bom português!

Cresci sempre com aquele ensinamento de que é errado fazer frente ou entrar numa luta/briga com alguém mais frágil e fraco. As lutas desiguais não são justas, por muito que os motivos e a razão possam estar do nosso lado. Contudo, nos confrontos entre israelitas e palestinianos já nem se trata de perceber de que lado mora a razão - se é que existe razão alguma que justifique o uso da violência sob a forma macabra que vemos (ou qualquer uma outra). 

O banho de sangue que temos vindo a assistir resulta de uma luta desigual. As armas potentes de Israel, em nada se comparam à força quase "artesanal" dos palestinianos. Em cada lado da barricada "moram" terroristas, é um facto. Mas onde pisam "a meia dúzia" de terroristas, pisam também milhares de inocentes! E quando sintonizo a televisão nas notícias, tudo o que vejo são escolas, abrigos, hospitais, crianças, mulheres e até homens inocentes a levarem por tabela e que mais tarde surgem apenas como "danos colaterais" de um dito "bem maior". Que bem maior? 


Eu sei que há o dito orgulho... a honra, a pátria, o direito a reclamar o que é nosso ou, por outro lado, de defender o que é nosso. Há uma legitimidade, eu sei. Mas essa legitimidade perde-se nas proporções e no rumo que atinge. É um exemplo algo arcaico e até ridículo, mas cumpre o ponto onde quero chegar: é como quando discutimos com alguém e temos a razão do nosso lado. Muitas vezes, acabamos por perdê-la pela forma como agimos! Deixamos de estar certos pelas "armas", argumentos e métodos de que nos socorremos para provar que estamos certos. 

Isto para dizer que sou daquelas pessoas que se sente impotente ao ver diariamente nas notícias as imagens do massacre que se vive na Faixa de Gaza! Não há ninguém que ponha fim a esta "carnificina"?
Ninguém pode sentir tanto deleite e prazer por ver que mais uma batalha está no papo, apesar da guerra não estar vencida, quando dessa batalha resulta aquele aparato chocante! Ninguém se pode sentir vitorioso com as baixas que resultam deste confronto!

(Poderia usar mil e uma imagens para ilustrar este texto (infelizmente não é difícil encontrá-las), mas são todas demasiado horripilantes, tristes, sangrentas e arrepiantes para conseguir sequer selecioná-las!)

"If you think of humanity as one large body, then war is like suicide, or at best, self mutilation."
(Jerome P. Crabb)

CONVERSATION

2 comentários:

  1. Penso como tu...aqui o pior é que já se romperam vários protocolos e julgo que há não haverá nenhum sítio que não possa ser bombardeado...tenho seguido com atenção os relatos de uma igreja católica em Gaza que tem conseguido escapar a tudo mas que pede ajuda diariamente...vamos ver se sairá ilesa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito desolador assistir e ter consciência de que é um conflito longe de terminar!
      Ainda que algo saia ileso, nada apaga tudo o que estes confrontos derrubaram (e não falo apenas a nível material)!

      Eliminar