Spots a la carte: Forneria São Pedro


Na rubrica Spots a la carte desta semana, trago-vos o Restaurante Forneria São Pedro, em Vila Nova de Gaia.
Falarmos em “Forneria” é falarmos em fornos. E nisto, este restaurante é perito.  Aqui, a maioria dos pratos conhece e experimenta os aromas de um bom forno a lenha, sejam pizzas, francesinhas, bacalhau ou outras especialidades da casa. Na verdade, aquilo que mais distingue este restaurante é o seu forno de tijolo-burro.






A localização é bastante privilegiada. O Forneria São Pedro tem vista para a praia da Afurada e para o rio Douro.
O ambiente é descontraído e a decoração é inspirada no rústico, o que nos remete para as pizzarias italianas mais antigas.















* As imagens anteriores foram retiradas da página oficial do restaurante Forneria São Pedro. Todas elas foram editadas por mim!

A refeição inicia-se com um ótimo pão rústico e tostas com azeite de boa qualidade. Segue-se a ementa repleta de entradas saborosas, pratos variados, vinhos e sobremesas.



*Todas as fotos que se seguem são de minha autoria

As minhas sugestões vão de encontro somente ao que já provei:

Míscaros grelhados, flor de sal e redução de balsâmico


Este nome remete para estes cogumelos, cozinhados no ponto certo e bem temperados. São uma excelente opção para acompanhar com o pão e o azeite.

Francesinha em massa de Pizza

Este prato é um dos principais cartões-de-visita do Forneria. Neste prato as tradicionais fatias de pão foram retiradas e substituídas por massa de pizza – fica uma espécie de calzone, mas com ingredientes de francesinha (bife, fiambre, linguiça, salsicha fresca e queijo e, claro, o molho).



Para acompanhar recomendo a sangria!



Recomendo também o bacalhau com broa (a apresentação não é das mais apelativas, mas é bastante saboroso!).

O único ponto que merece críticas por parte de alguns clientes é a existência de dois blocos de reservas (20horas e 22horas), ao fim-de-semana. Esta “dinâmica” obriga, muitas vezes, a que os clientes - com mesa reservada para o bloco das 20h - se vejam obrigados a abandonar o restaurante antes das 22h (para dar lugar ao próximo bloco de clientes). A verdade é que o Forneria São Pedro está quase sempre lotado ao fim-de-semana e esta opção de gestão de espaço e tempo parece funcionar a favor da casa.
No meu caso, em particular, sempre que fiz a reserva foi para o segundo bloco, pelo que não senti essa pressão e obrigatoriedade.

CONVERSATION

9 comentários:

  1. You are pretty ! great photos dear ! kisses :*

    ResponderEliminar
  2. sem dúvida um sitio a visitar...

    bj doce

    ResponderEliminar
  3. Estive nesse restaurante em Novembro, no meu aniversário. Um sítio muito agradável, comida muito boa. Provei a francesinha em massa de pizza e é divinal. No entanto, o jantar estava marcado para as 22 horas e sentamos apenas depois das 23 horas. Estava a chover, aquilo cheio, eu e os meus amigos a esperarmos na rua, à chuva. Inadmissível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que situação tão aborrecida, ainda por cima num dia tão especial! O restaurante está sempre lotado (é um facto), mas há dias mais caóticos do que outros. Felizmente nunca me aconteceu semelhante!

      Eliminar