It's Christmas time

Em 2011, no meu outro blog, escrevi o seguinte:

"Por todo o seu valor simbólico, o Natal é, por si só, uma data de imensas expectativas. Espera-se mais amor do que o resto do ano, mais calor humano, mais união, mais sorrisos, mais altruísmo. Ficamos mais vulneráveis à nostalgia e tecemos imagens mentais do que queremos para nós nessa época. Apesar da muita saudade em torno de outros anos e outros tempos, o maior presente continua a ser para mim a presença da minha família, unida e convicta de que, apesar de não se atravessarem os melhores tempos, existe um dia no calendário reservado para todos nós. Um dia guardado para a fé... fé em nós, fé nos outros, fé num mundo que se deteriora a cada avançar do relógio; fé nos valores, fé na justiça, fé nas oportunidades. A verdade é que o mundo pode desabar lá fora.. Enquanto os tiver por perto, reunidos comigo naquela mesa, trocando olhares e sorrisos, memórias e sonhos, sinto a segurança e a plenitude de ter, pelo menos, um coração repleto. Porque com eles do meu lado, é impossível sentir que está tudo por um fio. Posso ter perdido muito, mas ainda tenho o mais importante!"


Dois anos depois, não mudava uma única vírgula... A família continua a ser o melhor presente que posso desejar nesta data. A saudade de outros tempos permanece. A imagem de tempos dourados ganha sempre outro vigor, recordamos a infância, a inocência, a magia,... A nostalgia prevalece e relembramos a sala repleta de gerações: quem ficou, quem chegou de novo e quem já cá não está.
A cada novo Natal todo este ciclo de memórias e emoções regressa. Mas manda a "regra" que o passado seja guardado com carinho e ternura - aquele que vale a pena - e que a jornada continue com os olhos postos no "agora". E, apesar de tudo, não poderia esperar melhor Natal. O presente mais ambicionado, aquele que constava no topo da minha carta a letras gordas foi-me oferecido: a família (que agora começa a ganhar outra dimensão). Mas além dessa magnífica dádiva, este ano, o gordinho das barbas foi tão generoso comigo que até me trouxe outro presente muito especial e agradeço-lhe muito, mas mesmo muito por isso. Espero que tenham tido um feliz Natal, repleto de muitos sorrisos, memórias, harmonia e muita boca doce! Apesar do frio que fez lá fora, não há melhor ingrediente para aquecer um lar do que o calor humano e o amor no coração. 

O melhor enfeite de Natal, continua a ser o sorriso :)

CONVERSATION

2 comentários:

  1. E ainda bem que assim é :)
    Espero que se mantenha sempre esse teu espírito! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem mesmo! Espero que voltes a sentir o espírito deste jeito também :) beijinho e um ótimo 2014

      Eliminar