OPINIÃO: Ainda sobre o Secret Story 4....


Vamos lá tranquilizar alguns corações e algumas observações mais radicais.
Não acho que o Secret Story 4 (SS4) seja um programa “do demónio” ou que o perfil de uma pessoa se dite somente por ver este tipo de conteúdos. Já dei com pessoas a dizerem: 

- “Ai, se fulano descobre que vejo isto, vai dizer que sou idiota e muito pouco inteligente. Não lhe contes!”.

Wow! O ser humano e a sua tendência para o radicalismo: “Todo aquele que assistir ao SS4 será queimado vivo, achincalhado e apedrejado em praça pública ou quiçá queimado vivo!”. Um pouco exagerado, não? O tempo da Inquisição já lá vai!
Programas como o SS4, não se inserem de tod no conjunto do conteúdos mais enriquecedores do mundo, mas julgo que a liberdade de escolha e de opção ainda é um direito que nos assiste a todos. Felizmente, não gostamos todos do mesmo. “Ah, porque a regra diz que temos de gostar de mulheres altas, loiras, de olhos verdes,…”. Ah, pois bem, coitadinha de mim e das morenas deste planeta!

Programas deste formato – reality shows e entretenimento – são vistos como "lixo televisivo". Eu confesso, sem vergonha, que consumo algum. Faço-o, sobretudo quando tenho tempo livre a mais. Lembro-me de quando trabalhava horas a fio. Além de não ter tempo, não tinha qualquer capacidade mental para ligar a televisão sequer. Se eventualmente tivesse de o fazer, seria para ter um momento de abstração total da azáfama do dia-a-dia. E nisso o entretenimento é uma boa opção. Nem todos os conteúdos têm de ser altamente estimulantes a nível intelectual. Às vezes sabe bem estendermo-nos no sofá, ou na cama, e vegetar um pouco em frente à televisão, sem ter que puxar muito pelos neurónios e simplesmente relaxar, rir,…

Quando falamos em televisão, sobretudo, de uma televisão privada, falamos de uma indústria. Ou seja, para subsistir são necessárias receitas e essas provêm, sobretudo, das audiências. E a indústria televisiva descobriu o caminho mais rápido para as obter. 
A minha opinião não é nenhum mistério… Gosto de programas de entretenimento (há imensos na televisão por cabo), mas não sou consumidora compulsiva de reality shows. Há uns que me cativam mais do que outros. Mas vejo, por pouco que seja, vejo. Não acredito que isso faça de mim uma pessoa contagiada ou vencida pela estupidificação. 
Acredito, sim, que não nos devemos cingir somente ao consumo passivo de conteúdos. Mas desde que saibamos manter o equilíbrio, há espaço para tudo na nossa vida: lazer, entretenimento, cultura e informação. Um exemplo para ilustrar isto seria mais ou menos assim: Assistimos ao SS4 e depois vamos ler um bom livro, hun, que dizem?!

Posto isto, deixo-vos aqui um vídeo de uma “conversa” entre Nuno Graciano, Maya e “O Arrumadinho” (conhecido blogger, e jornalista, de seu nome Ricardo Martins Pereira), que vem no seguimento de um programa do CMTV, e em que debatem exatamente este tema do “Trash Tv”. Basicamente a opinião do Ricardo é a minha também. 

CONVERSATION

0 comentários:

Enviar um comentário