OPINIÃO: Secret Story 4 - A Estreia


O resumo em dez notas breves:

1. Eu vi. Sim, hipocrisias à parte, admito que vejo ou que acompanho (q.b)

2. Lá se foram as autárquicas. O tema foi completamente abafado, sobretudo nas redes sociais. Mal ou bem, todos falavam do programa. E mesmo quem não viu, não resistiu a fazer uma referência, ainda que para criticar quem perdeu tempo a fazê-lo.

2. Logo no arranque do programa, não sei se aquelas três personas pseudo-concorrentes (com aspeto duvidoso) estavam ou não ocorrentes daquela "tramóia" da produção... mas ainda que estivessem, foi muita humilhação por apenas 15 minutos de fama. Mas lá foram elas ao Goucha e à Cristina, felizes e contentes da vida! (P.S.: Espero que o facto de terem escolhido três "vítimas" loiras não tenha nenhum sentido conotado. Se calhar foi só coincidência, mas como nestes formatos nada é por acaso...).

4. Esgotei a minha capacidade mental para escutar a palavra "tipo" - Nunca ouvi ninguém dizer tantas vezes a mesma palavra numa só frase (e não eram frases muito elaboradas.... Agora pensem no que se resumiu o discurso).

5. Alguém que decide concorrer ao reality show com o objetivo de "acabar com o estereótipo de que todos os concorrentes são burros, fúteis e sem valores", mas que dez minutos depois está a comentar uma constatação com um "LOL" em alto e bom som, não me parece que vá cumprir essa "missão" com muito sucesso. (E também não abona muito a seu favor toda a indumentária que escolheu para a sua estreia. Li, algures, a seguinte descrição sobre a concorrente: "A advogada com sapatos de stripper".)

6. São criativos nas metáforas. Esqueçam tudo o que já ouviram falar sobre sexo: ter relações sexuais, fazer amor, penetração,... whatever. É muito mais fofinho e elegante referir-se a esse ato como "meter a coisinha lá dentro" e ainda mais brilhante dizê-lo em televisão. Que classe! (Já nem foco o ponto de se abordarem certos e determinados temas e da constante "lavagem-de-roupa-suja" perante o Portugal inteiro).

7. Perfil padrão de todos os candidatos:

-Eles: São todos muito "Dom Juans", muito experientes e mulherengos. Nenhum é "homem de uma mulher só". Nenhuma mulher lhes resiste ou escapa. Todas acabam na sua teia, rendidas ao seu poder e técnicas de sedução. Muitos já perderam a conta ao número de mulheres com quem andaram e muitos outros já andaram com mais de sete mulheres ao mesmo tempo. Mas depois vai-se a ver e não há poder de sedução para ninguém e não "afinfam" uma concorrente que seja. Deve ser uma coisa que se lhes dá. Um vírus ou um surto de epidemia qualquer que lhes dá cabo do "charme" e da "técnica" do galã.

- Elas: "Adoram todas dizer que são más, e difíceis (...)" e exigentes, e diferentes, e que não é qualquer um que as conquista, "(...) e depois acabam todas debaixo de um edredão." (citação de autoria d'A Pipoca Mais Doce) e, vai-se a ver e a maioria das meninas já manteve uma ligação com um dos rapazes concorrentes ao mesmo programa. E o perfil de namorados também não foge muito ao padrão: jogadores de futebol, modelos ou djs.

8. Os cabelos. O tema para dissertar sobre isto podia ser "Descubra as semelhanças". Mas alguém resumiu muito bem esta questão portanto vou "adotar" a regra: «As madeixas californianas estão para a Casa dos Segredos 4 como as Jeffrey Campell estavam para a Casa dos Segredos 3» (frase da autoria d' A Pipoca Mais Doce)

9. Ultimamente a TVI anda a dar bastante ênfase e protagonismo à mulher do Norte com pronúncia carregada. Primeiro, na série juvenil I Love It e, agora, com a concorrente de Santa Maria da Feira. E não sei porquê mas não me pareceu que fosse para nos elogiar, mas pronto. Mulher do Norte a la TVI: bronca, grosseirona, sem qualquer "sense of fashion",de pronúncia exagerada e automaticamente ligada a enchidos. Se calhar é mesmo assim que o resto do País nos vê.

10. Já foram sugeridos mil e um nomes alternativos para o programa. Destaco, por exemplo, "Casa dos Degredos" ou, por exemplo, "Bordel dos Segredos". Alguém se quer chegar à frente com mais sugestões?

CONVERSATION

4 comentários:

  1. tenho sim... (não fosse eu um parvalhão de um idiota) mas adoro a junção dos dois nomes sugeridos, "O BORDEL DOS DEGREDOS"
    juntamente envio esta ideia também, já repararam que o programa é o IKEA? só armários e fáceis de montar!
    p.s: eu também vi... e tenho muita pena de ver que existiram mais candidaturas para a "casa dos segredos" do que para as universidades portuguesas, se calhar isto quer dizer algo da juventude dos dias de hoje...

    ResponderEliminar