Vamos pensar verde?

E já que falamos em objetivos a atingir ou comportamentos a adotar para 2015, tenho de partilhar convosco uma das minhas resoluções para este ano (e dele em diante, claro).
Não, não é um post sobre sumos detox (ainda!)... 
De 2015 em diante decidi pensar (mais) verde e melhorar a minha pegada ecológica. 
Pareceu-me uma boa  partilha, já que sou da opinião de que comportamento gera comportamento.
E nunca tanto como hoje conseguimos ter consciência disso. 
Temos tendência para replicar ações ou decisões de pessoas em quem nos revemos, em quem nos inspiramos ou que temos como modelo a seguir. Por vezes, desconhecemos o poder que temos na mãos e o quão longe pode chegar a nossa voz. Têm o exemplo das bloggers de moda & beleza que nos influenciam a comprar este ou aquele produto, o da especialista em nutrição que nos inspira com as suas receitas ou mesmo o exemplo da "ordinary girl" que decidiu perder peso e na sua luta pessoal pelo seu objetivo inspirou toda uma multidão que, tal como ela, decide adotar os mesmos hábitos saudáveis. Como disse, "comportamento gera comportamento" e temos o poder de mover montanhas.
É certo que estou longe de me inserir nesse perfil, mas pequenos "movimentos" começam com alguém que se recorde de os iniciar. Nunca se sabe quem se deixará inspirar a ponto de replicar ações que por tão simples são muitas vezes ignoradas.


Sempre fui bastante sensível às questões ambientais, mas confesso que ando a negligenciar a reciclagem. Espalmo sempre as embalagens, mas nem sempre procedo à devida separação (e já há algum tempo que não procedo à sua "limpeza" - sim, se é para reciclar não pode estar misturado com restos de comida). Mas uma saída em reportagem voltou a elucidar-me da importância deste gesto e do quão simples é pô-lo em prática. Facilitou o facto de me terem oferecido um "Ecobag" (um ecoponto doméstico, onde existe um saco para cada tipo de resíduo. 
Com ecopontos praticamente à porta de casa e com o meu novo "ecobag" não há desculpa para não reciclar!
É certo que mudar o mundo é algo que não se consegue da noite para o dia. Mas não é baixando os braços ou com o conformismo de que não bastamos, que vamos conseguir impingir qualquer alteração. As pequenas mudanças começam com pequenos passos, gestos simples. Ações que podem partir da nossa própria iniciativa. Não podemos mudar as práticas do vizinho, mas se mudarmos as nossas já estamos a dar a nossa contribuição para "um mundo melhor". Parece lamechas, mas os riscos de um planeta poluído são reais e assustadores. Pensem nas pessoas que podem inspirar com as vossas atitudes e certamente não vos parecerão assim tão insignificantes.

O "ecobag" que mora cá em casa é idêntico a este: 


CONVERSATION

1 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa...o teu post colide com a minha área profissional... há de facto pequenos gestos que fazem toda a diferença em termos ambientais, por exemplo: 1) trocar as garrafas de água por água da torneira; 2) andar mais a pé ou de transportes públicos; 3) há pessoas que deixam quase metade daquilo que pediram para comer no prato ou no copo... que tal embrulhar e comer/beber mais tarde? 4) desligar os aparelhos elétricos em casa em vez de ficarem em stand by...sei lá, há tanta coisa... mas de facto tudo começa com gestos simples...

    ResponderEliminar