My (not so) Fashion Mood #2


Sobre as pessoas... Sobre o verbo "ser"....
Eu escolho-as autênticas... doces. Escolho-as pelo jeito que me olham... com deleite e orgulho em me terem ou simplesmente conhecerem.
Avalio-as pelo que são com os outros, comigo... mas sobretudo pelo que são quando ninguém está a olhar. Gosto da sua afabilidade... gosto da forma como me convidam a sorrir... como provocam autênticos tsunamis de gargalhadas à sua volta... pessoas que só olham em redor para zelar pelo bem alheio, mas nunca em detrimento do seu próprio bem... gosto de quando se dão... da facilidade com que elogiam, mas da forma comedida como o fazem. Gosto das pessoas que escolhem as outras pelo que conquistam com elas e não pelos que conquistam à custa delas (não, não gosto de quem gosta por interesse). Gosto de quem valoriza. Não gosto de quem dá um valor fingido. (Mas valor... que valor? A amizade e o que ganhamos com ela não tem ou não deveria ter preço!) 

Gosto de pessoas que pensam com o coração, mas têm uma intelectualidade suficientemente forte para não se deixarem vergar... influenciar. Gosto de quem gosta sem ciúme, sem cobiça... Atenção! Todos temos uma ambição secreta de ter ou ser algo que nos falta. A diferença é como lidamos com isso... Há quem julgue, desdenhe e opte pela frustração... Há quem critique, porque julga que de alguma forma envenenando a realidade se fará notar de alguma forma... Mas felizmente há quem o confesse, quem elogie a "sorte" do outro, quem peça um conselho para conquistar o mesmo.. há quem lute pelo que quer, sem calcar quem se atravesse pelo caminho ou quem se ergue como possível ameaça. Gosto de quem vai à luta usando apenas as suas capacidades (não, não se inclui aqui a capacidade de prejudicar a vida dos outros!). Gosto de quem acredita que neste mundo há espaço para mais do que uma pessoa bonita, para mais do que uma pessoa com talento, para mais do que uma estrela... Porque para haver uma constelação são precisas várias estrelas. E todas as estrelas têm brilho próprio (é a ciência que o diz, não sou eu!).

Fico estupefacta como existem pessoas que deitam por terra essa dádiva que é conhecer e ter por perto alguém assim. Muitas vezes em detrimento de coisas demasiado sobrevalorizadas como fama, dinheiro, estatuto facilidades,... Mas existe maior estatuto do que ter caráter, um bom coração, dignidade, e de se ser fiel aos nossos valores? A felicidade vem de dentro!Tem tão mais valor sermos notados e lembrados pelo nosso trabalho, pelo que somos... Mais do que sermos conhecidos como apêndice de alguém, como sendo amigo deste ou daquele (com poder, fama, dinheiro,...). Devemos trabalhar para que o nosso trabalho e a nossa obra falem por nós... até que um dia não tenhamos de nos apresentar! Falo do nosso trabalho na construção da nossa essência enquanto seres humanos (não apenas profissionalmente!)
E vocês... que tipo de pessoa valorizam? São essas as pessoas que escolhem ter por perto? São essas pessoas que procuram ser?

"If you are your authentic self, you have no competition. Authenticity is magnetic."


















CONVERSATION

2 comentários: