De olhos bem abertos


O desaparecimento de um filho é o pesadelo pelo qual nenhum pai deseja passar. Aliás, reformulo: é um tormento pelo qual nenhum progenitor deveria passar.
Cada vez mais temos acesso a novos casos de crianças desaparecidas, muito também pela exposição e dimensão mediática em torno dos mesmos. 
A verdade é que todos os dias desaparecem crianças em todo o mundo. Na Malásia, por exemplo, o desaparecimento de crianças é muito comum e chega a alcançar números verdadeiramente assustadores. Só no ano passado, desapareceram 4.804 crianças neste país, o que dá uma média de quase 3 crianças por dia.
Basta um inocente piscar de olhos, uma fração de segundos ou um pequeno descuido para perdermos as nossas crianças de vista. Um acontecimento terrível, que, normalmente, termina em tragédia.
Consciente desta realidade, uma empresa (Kidproof Safety Southeast Asia) lançou uma campanha de sensibilização para alertar os pais e os adultos com crianças ao seu cuidado, sobre a importância de um comportamento vigilante sobre os filhos ao invés dos ditos comportamentos "negligentes" (ainda que inocentes e intencionais). Uma campanha que pretende funcionar como "terapia de choque" para quem a assiste.


O vídeo (intitulado "Lollipop Bait") decorre num centro comercial. O objetivo é dar um "pequeno" susto aos pais que estão com os seus filhos num parque de diversões dentro do shopping, mas que perdem - ainda que, por breves segundos - os filhos de vista. Um homem, devidamente equipado com chupa-chupas coloridos e atrativos, observa atentamente as crianças de um andar superior desse mesmo shopping, tendo por isso oportunidade de identificar as crianças que estão "sozinhas" ou sem vigilância. Depois usa o chupa-chupa para chamar a sua atenção e pede-lhes para regressar novamente para junto dos pais. Em cada um desses chupas-chupas, tem um papelinho que transmite uma frase de alerta "It takes a split second to lure your child away. Keep a watchful eye before it’s too late", ou seja, "Basta uma fracção de segundos para perder o seu filho. Mantenha um olhar atento antes que seja tarde de mais."
Não sou mãe (ainda), mas este vídeo deixou-me de coração apertado ao imaginar-me numa situação semelhante. Reparem, então, na reação dos pai ou da mãe ao verem o seu filho com o chupa-chupa na mão e, também, depois de lerem o papelinho.
É uma chamada de atenção para todos!

"A moment of neglect, a lifetime of regret”
"Um momento de descuido. Uma vida inteira de arrependimento."


CONVERSATION

0 comentários:

Enviar um comentário