Hello, 2014!


A mudança de ano surge sempre como um grande acontecimento, onde prima a euforia, o êxtase, a confiança e as boas energias (de uma forma geral e se outros acontecimentos não deitarem por terra o espírito que lhe é tão próprio). É como se não fosse só o ano que mudasse, mas sim tudo na nossa vida. Não é o antigo ano que fica para trás, mas sim tudo quanto de negativo possa ter trazido consigo. É como se interiorizássemos que as dificuldades, os problemas, a crise e as desilusões fossem coisa do passado ano e que uma vez que agora termina, ali ficam: presos e acorrentados, deixando de nos perseguir. Parece que tudo em nós ressuscita para a esperança. Como se tudo o que deixamos por fazer, ganhasse um novo sentido para ser feito. Erguemos a cabeça, entramos confiantes: "É desta que tudo vai ser diferente!". É como se nos dessem a oportunidade de começar do zero (essa sim, parece-me ser a sensação predominante e comum a todas as pessoas).
"Ano novo, vida nova!". É isto que se grita ao longo de gerações. Acendem-se esperanças, ilusões,... Uma nova fé no que está para vir. A verdade é que nada disto é assim (não deveria ser)... Ou melhor, o pensamento é esse, mas não faz sentido que o tenhamos só quando o ano muda. É um ótimo pretexto, mas essa mudança, esse renovar de forças e energias pode acontecer quando estivermos predispostos para isso. O ano muda, mas não é ele que muda a nossa vida. Essa responsabilidade cabe-nos a nós. O ano pode mudar... Mas se continuarmos idênticos, pouco ou nada do nosso percurso se irá alterar. Se algo nos incomoda, se algo nos magoou, se a moral se perdeu entre os dissabores,... Não precisamos esperar pelo final do ano para tomar uma postura. A melhor altura para agir é o agora. Admito que sou melhor pregadora, do que praticante (toda a gente sabe que ter a ideologia é fácil, difícil mesmo é conseguir aplicá-la). Mas enchia-me o ego e o coração perceber que temos essa capacidade e determinação a toda a hora. Que essa vontade de ser feliz e de fazer por isso nos acompanhasse sempre, sobretudo quando mais necessitamos de nos erguer do tapete.
Espero que tenham tido uma excelente entrada em 2014, com um saco de objetivos recheado de ambições e sonhos. A minha foi repleta de sorrisos, como eu tanto desejava! E é reconfortante perceber que mesmo à distância há quem nos traga sempre no coração.   





P.S.: Desculpem-me o resto das pessoas com quem não tenho fotos, mas não tirámos :\ grande falha!

CONVERSATION

0 comentários:

Enviar um comentário